Corrupção: Medidas contra a corrupção no Brasil

Medidas contra a corrupção no Brasil


Sofremos, no Brasil, com altos índices de corrupção. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que, aproximadamente, R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Esse valor permitiria multiplicar por três os investimentos federais em educação ou em saúde, ou, ainda, multiplicar por cinco tudo o que se investe em segurança pública em todo o país. Seria possível, também, resgatar da miséria os dez milhões de brasileiros que não conseguem comprar os alimentos necessários para sobreviver.

Nós acreditamos que podemos, e devemos, ter um país mais justo, com menos corrupção e menos impunidade, dois fenômenos que estão intimamente ligados. Para quebrar o círculo vicioso de corrupção existente no Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) propõe mudanças legislativas. Nas próximas páginas, há um resumo de cada uma das 10 medidas propostas, que agrupam 20 anteprojetos de lei que foram encaminhados ao Congresso Nacional.

Ainda que algum parlamentar apoie as medidas, a aprovação final de leis é um processo muito difícil. Assim, é importante coletar assinaturas e cartas de apoio, disponíveis nesta pasta, para que as propostas tenham sucesso. Essa transformação já deu certo em outros países, como Hong Kong. Considerado extremamente corrupto por décadas, tornou-se o 17º mais honesto no ranking de percepção da corrupção da Transparência Internacional por meio de uma estratégia de combate à corrupção que inspirou as medidas propostas pelo MPF.

O apoio da sociedade é essencial para a aprovação das medidas, e todos os eleitores podem participar. Os materiais deste kit e a íntegra das 10 medidas podem ser acessados por meio do site (MPF - Sou contra a corrupção), em que é possível, também, imprimir mais fichas de coleta de assinaturas (lista de apoiamento) e modelos de carta de apoio. Essa iniciativa não tem qualquer vinculação partidária.

Você pode coletar assinaturas de seus amigos, parentes, colegas de trabalho ou de escola, até de desconhecidos – todos são bem-vindos nesta iniciativa.

O único cuidado é fornecer todos os dados necessários. Depois de preenchidas
e assinadas, tanto as listas de apoiamento quanto as cartas de apoio devem ser
enviadas para:

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO PARANÁ
A/C Força-Tarefa Lava Jato
Rua Marechal Deodoro, 933 - Centro - Curitiba, PR 80060-010

Ministério Público Federal / OpenBrasil.org
Próxima página